10 de fevereiro de 2014

Transporte e turismo a combinação ideal

O maior esforço para a eficiencia numa empresa de transporte publico é muitas vezes encarado do lado da oferta.
Este "esforço", neste periodo de crise financeira geral, traduz-se muitas vezes numa redução da oferta. A estas acçoes nao sempre se acompanham intervençoes mais radicais do lado da procura.
Estou convencido que o futuro dos transportes publicos passa para uma acção mais radical do lado da procura, com produtos e serviços sempre mais personalizados e desenhados sobre as exigencias reais das pessoas. Não se trata de um problema exclusivo de preços mas tambem de necessidades e dos serviços capazes de satisfazer estas ultimas.
Um tipo de procura muitas vezes esquecido e pouco trabalhado é a procura turistica.
Muitas vezes as empresas de transporte publico desenham carreiras specificas para servir esta procura. O futuro será usar a rede atual para vender de forma mais apelativa pacotes turisticos que incluam os nossos serviços urbanos regulares.
Aqui esta o grande desafio, construir novos "produtos" e alimentar a nova procura. As nossas empresas de transporte publico estao preparadas para estes novos desafios?
Vejam esta apresentaçao interessante sobre o turismo e os transportes:
Tourism and Transport in SEEMORE project



Sem comentários: